O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
Tudo começou quando dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, decidiram deixar seus bigodes crescerem, na época estava fora de moda. Inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, os amigos decidiram seguir a ideia para o combate ao câncer de próstata. Cada bigodudo deveria doar 10 dólares. Naquele ano 30 amigos se reuniram na causa.
O bigode chamava atenção das pessoas e era motivo para um início de conversa. Desta forma, a história foi se espalhando e ganhando repercussão. No ano seguinte, os amigos decidiram criar a Movember Foundation, uma plataforma online sem fins lucrativos, onde o participante enviava fotos do crescimento de seu bigode durante o mês de novembro.
As doações tinham o objetivo de arrecadar fundos que seriam destinados ao combate do câncer de próstata e de testículo.
O movimento cresceu e alcançou diversos países da Europa, África e América e arrecadou quase 6 milhões de dólares investidos em programas de saúde voltados para os cuidados masculinos.
Em 2008, o Instituto brasileiro Lado a Lado pela Vida, lançou a campanha “Um Toque, Um Drible”, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da visita médica e o conhecimento acerca o câncer de próstata.
Em 2012, o instituto lançou a campanha Novembro azul, inspirado pelo Movember. Todas as ações desenvolvidas neste mês são focadas na saúde do homem, no combate e prevenção ao câncer de próstata e testículo e na conscientização das visitas médicas.
Por Dani Celino
Comentários