Já imaginou um emaranhado de linhas se transformar em um lindo mágico, um palhaço, uma bailarina? Apenas com o uso de uma agulha e mãos habilidosas?
Pois é, esta e outras formas de transformar materiais isolados em lindas obras com o uso das mãos é uma técnica antiga na nossa história e que muito provavelmente está registrada no nosso DNA, estamos falando do artesanato.
O artesanato surgiu junto com a evolução do homem ao longo da história tornando-se assim uma forma de manifestação artística relacionada a cultura e/ou história de diferentes regiões. O artesanato é executado manualmente, com o uso ou não de ferramentas.
É comum que se use recursos naturais como matéria prima para a produção do artesanato, como folhas, pedras, galhos, areia, barro, dentre outros. Mas, o uso de outros matérias também fazem parte das produções, como linha, papel, plástico, vidro e outros. Diversos são os tipos de artesanatos produzidos: amigurimi, pintura, crochê, esculturas, costura, entre outros.
É muito bonito ver a transformação que os artesãos fazem ao utilizarem materiais que muitas vezes não representam valor algum e transformá-los em lindas obras de arte. No momento da criação manual, o artesão expressa sua criatividade de forma única e afetiva, registrando em cada detalhe a sua identidade, em cada toque a sua personalidade que é capaz de ser observada quando o produto da sua arte está finalizado.
O artesanato é tão significativo para as relações humanas que é reconhecido como um meio de terapia, relaxamento, troca de experiências, é também visto como fonte de renda, meio de preservação cultural e ambiental, sustentável e modelo de valorização de pessoas e comunidades.
É realmente uma sensação mágica imaginar e transformar objetos sem vida em símbolos tão significativos, coloridos, cativantes e expressivos que podem atravessar gerações.
Então, não vamos perder tempo e vamos começar a fazer arte por aí!!!
Beijinhos...
Comments