Quem me conhece sabe que sou a "louca das prantinha". Tenho várias árvores frutíferas no meu quintal, várias espécies de folhagens e flores.
Mas meu fascínio por elas não para por aí: sempre gostei de ter plantas dentro de casa. Porém, ultimamente com as atividades a mil, tenho tido pouco tempo pra me dedicar a elas.
Daí, me lembrei que na adolescência eu possuía vários terrários e resolvi trazer essa técnica até você, que também gosta de plantinha mas não tem muito tempo pra cuidar.
Os terrários são uma espécie de ecossistema reduzido, pois são recipientes em vidro de diversas formas e tamanhos, fechados ou abertos que simulam o habitat natural de várias espécies de plantas e que nos permite acompanhar o desenvolvimento delas com pouca manutenção e cuidados.
Além do mais, ter um terrário em casa é muito bacana pra ensinar a galerinha como funciona a camada de ozónio e o efeito estufa: quando a temperatura aumenta dentro do mini jardim, a água colocada se une com a água da transpiração das plantas e evapora, formando uma enorme concentração de vapor.
A atmosfera do terrário não consegue absorver toda a água, portanto ela se concentra nas paredes de vidro, que estão com uma temperatura menor, e se transforma em gotinhas, assim “chove no terrário” reiniciando o ciclo da água.
Não é o máximo? Na próxima postagem, que sairá na terça-feira, vou ensinar você a fazer um terrário superfacim na sua casa.
Até lá!
Comments