top of page
Foto do escritorAna Zangada

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE RAÇA E ETNIA?

Atualizado: 14 de fev. de 2021


Esse é um assunto que já tá lá no nosso pensamento automático né, acredito que a maioria nunca tenha dado uma “googlada” e confesso que nem eu, antes de escrever essa matéria, tinha pesquisado. Vamos entender juntos, então, as diferenças entre raça e etnia


Raça seria definida por critérios físicos ou biológicos para diferenciar os indivíduos como as características físicas de uma pessoa, estrutura óssea, cor da pele, do cabelo ou dos olhos. Apesar de o termo ser utilizado no senso comum, é incorreto afirmar que a espécie humana possui diferentes raças. Isto porque o DNA entre pessoas com diferentes características físicas varia em menos de 0,1%.


Pela biologia raça é uma categoria de seres vivos com características em comum, ou seja, são da mesma espécie. No entanto, é popularmente utilizada para se referir grupos étnicos distintos, como brancos, negros e asiáticos e até mesmo povos de religiões e cultura própria. Segundo um estudo publicado pela Universidade de Stanford, em 2011, a cor da pele de um indivíduo pode mudar drasticamente em apenas 100 gerações (cerca de 2.500 anos) como resultado de influências ambientais. Como acontece com os cachorros por exemplo, se colocarmos 2 raças diferentes para cruzar a próxima geração já é de uma raça, uma subespécie diferente.


A palavra etnia vem do grego ethnos, que deriva da palavra ethos, que significa costume. Ou seja, representa uma população que possui uma origem em comum, as mesmas tradições, língua, cultura, religião. Por isso, etnia é o termo correto para identificar diferentes grupos de pessoas. Assim sendo não considerada um sinônimo de raça, uma vez que esta última seria definida por diferenças genéticas.


Desta forma, pode-se citar como exemplo descendentes de japoneses nascidos no Brasil, que podem ter olhos puxados e cabelos pretos. Estes podem se considerar do grupo étnico japonês enquanto se desenvolvem socialmente.


Portanto, reafirma-se, etnia é o termo correto para identificar grupos de seres humanos com diferentes características socioculturais ou até mesmo físicas. A palavra “raça” deve ser usada apenas em seu conceito biológico, que se aplica a subgrupos de uma espécie.

Como a raça humana não possui subgrupos, não existem raças de seres humanos.


A ignorância é a mãe de todos os males, e a informação traz a luz às trevas da ignorância. Pense nisso.


--

Amanda de Carli

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page