Por que será que parece que um ambiente pode transmitir vitalidade, dinâmica ou quietude? E algumas obras, como conseguem transmitir tão bem as emoções dos artistas?
Isso acontece porque, de acordo com a Psicologia da Cores, nosso cérebro associa cada cor a um estado emocional. Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas.
A cor pode mudar nossas emoções e sentimentos, criar desejos e muito mais. Segundo a psicóloga, socióloga e professora Eva Heller, em seu livro "A Psicologia das Cores", todas as cores em absoluto possuem um significado, embora às vezes não pareça.
Ao longo do dia experimentamos um grande número de emoções diferentes, mas muitas vezes somos incapazes de identificar quais estamos sentindo.
“As emoções mudam ao longo da evolução do ser humano para se adaptar ao seu contexto” diz o psicólogo Robert Plutchik. Ele elaborou um recurso em forma de desenho que facilita o reconhecimento e a compreensão das emoções: a Roda das Emoções. Ela associa muito bem as cores às emoções.
Temos vários profissionais que utilizam as cores em seu dia-a-dia: artistas, arquitetos, designers, terapeutas, decoradores, personal stylists, maquiadores, fotógrafos,todos com conhecimentos na teoria e na psicologia das cores, estabelecendo uma ponte entre as cores e as emoções dos seu clientes.
Da próxima vez, a gente fala sobre a teoria da cor, ok?
Comments